sábado, 17 de janeiro de 2009

A FM Morreu


Hoje eu me lembrei da época em que colocava uma BASF de 60 minutos no compartimento, ligava o rádio em alguma estação FM e aguardava até que tocassem algo que estivesse muito a fim de gravar. Era um instante quase mágico, aquele em que a música começava e eu destravava o pause, deixando os botões REC e PLAY fazendo o serviço.
Outro dia eu estava fazendo não me lembro o quê e de repetente me deu vontade de ligar o rádio. Juro como tentei, mas tive que desligar o desgraçado cinco minutos depois. Parece que o blá-blá-blá é infinitamente maior que as músicas, ou seja, fala-se muito e toca-se pouco. Parece até a MTV que de música não tem mais quase nada. A menos que eu acorde às seis da matina para assistir ao MTV Lab, o resto é tudo baboseira. O melhor do canal é o Tela Class, com certeza!
Mas, voltando à FM... Hoje, com a falta de música, praticamente só escuto a BandNews. Costumava escutar a CBN até o dia que acordei no meio da noite com a voz intragável do gordo mais insuportável que conheço: o Jô. Fiquei pau da vida, sem entender quem é que curte “ouvir” o programa do Jô. Concluí que é falta de programação mesmo. Então passei para a BandNews.
No dial, o que não falta é estação religiosa. Tem até uma estação de umbanda. Volta e meia, quando passo de estação pra checar se estão tocando algo que preste, ouço um infeliz sendo exorcizado. A coisa está tão preta, a disputa entre as igrejas por um espaço no dial é tão acirrada, que tem até gente pregando evangelho em sintonia pirata.
Tem também uma tal de MPB FM. Um equívoco de dar dor na barriga. Não sei quem foi que determinou que MPB se resume a Caetano, Gal, Gil, Chico, Bethânia e uma galera riponga que anda de chinelo de couro ou de umas cantoras que gostam é de rosa e que têm, todas, o mesmo timbre de voz, como se fosse uma forma de sinalizar orientação sexual. Não dá pra saber quem começou, quem imita quem. Peraí! Cadê o Renato Russo? Onde foi parar o Capital Inicial? Por que não tocam Kid Abelha??? Jota Quest??? Charlie Brown Jr???
Conclusão: acabo ligando a TV para sintonizar os canais de música que a TV a cabo oferece. Ou então procuro estações no Windows Media Player. Ou então acesso à minha própria estação, que criei no Yahoo!.
Pois é... a FM partiu dessa pra uma pior.

Nenhum comentário: